Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bibliotecadigital.mdh.gov.br/jspui/handle/192/229
Título: Uso de software livre para disseminação e análise de dados abertos governamentais
Autor(es): Costa, Lucas Rodrigues
Silveira, Lucas Ângelo
Brito, Ronnie Fagundes
Shintaku, Milton
Resumo: O estudo apresenta um modelo voltado à disseminação e análise de dados de órgãos governamentais e desenvolvido com software livre. Devido a grande oferta de ferramentas foi adotada uma metodologia voltada a seleção de tecnologias robustas que atendessem às demandas destas agências. Desta forma, o modelo baseou-se nos softwares Comprehensive Knowledge Archive Network (CKAN) e Pentaho, os quais possibilitam serviços de depósito, recuperação, visualização e análise dos dados. O caso de estudo foi aplicado na Secretaria Nacional da Juventude, onde dados oriundos de várias fontes foram recolhidos, tratados e publicados para o público em geral. O modelo atende aos objetos dos órgãos governamentais, como a oferta de acesso a dados brutos e sua análise pelo público em geral, contribuindo assim com a transparência de seus dados.
Data do documento: 2017
Descrição Física: 6 p.
Tipo: Anais
Regime e termos de uso de Direitos Autorais: Permitida a reprodução sem fins lucrativos, parcial ou total, por qualquer meio, desde que citada a fonte.
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA_softwarelivredadosgovernamentais_2017.pdf418,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.