Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://bibliotecadigital.mdh.gov.br/jspui/handle/192/232
Título: Implementação do Sistema Access to Memory (AtoM) no Arquivo da Secretaria Nacional de Juventude
Autor(es): Oliveira, Kadidja Valéria Reginaldo
Nascimento, Ana Carla
Shintaku, Milton
Costa, Lucas Rodrigues
Castro, Priscila de Paiva
Silveira, Lucas Ângelo
Resumo: Órgãos públicos como a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) requerem esforços para recuperação da informação em suas documentações, tendo em vista a necessidade de atender critérios no atendimento às recomendações governamentais do acesso à informação e aos dados abertos. Nesse contexto, a ferramenta livre AToM (Access To Memory) para Descrição arquivística e acesso à informação torna-se uma opção viável para o atendimento a essas necessidades. Entretanto, requer estudos e competências técnicas e tecnológicas para a sua implementação, de forma a atender a todos os requisitos. Nesse sentido, a SNJ e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) firmaram acordo para implantação e integração de sistemas de informação e Descrição arquivística que atendesse a secretaria as demandas de pesquisa e acesso aos documentos do Arquivo. Como um dos resultados, tem-se um sistema AtoM instalado e operacional, que permite acesso à informação vista a organização dessas informações em conjuntos documentais, fruto de análise da documentação existente. Com isso, coloca-se o arquivo especializado na temática Juventude da SNJ como fonte de informações à sociedade.
Data do documento: 2017
Descrição Física: p. 1-12
Tipo: Anais
Regime e termos de uso de Direitos Autorais: Permitida a reprodução sem fins lucrativos, parcial ou total, por qualquer meio, desde que citada a fonte.
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA_implementacaoatomsnj_2017.pdf794,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.