A Biblioteca Digital de Juventude (BDJuv) da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) foi lançada em 15 de abril de 2016. Caracteriza-se como um repositório institucional de acesso aberto que visa aumentar a visibilidade das publicações sobre juventude, promovendo as políticas públicas de/para/com juventudes num cenário nacional e internacional.

O software utilizado pela BDJuv é o DSpace, um software livre que realiza a recuperação dos documentos pelo texto completo ou por meio de buscas simples e avançadas. Não há limite em relação ao tamanho e formato dos arquivos. Além disso, ém possível obter informações estatísticas de acesso e downloads, apresentando as publicações mais acessadas e as localidades dos usuários que realizaram tais acessos.

A BDJuv compôe o Centro de Documentação e Pesquisas em Políticas Públicas de Juventude (CedocPPJ) que tem como objetivo reunir, organizar, preservar, pesquisar e disponibilizar documentos, publicações, dados e informações sobre a trajetária da SNJ e do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE).

O CedocPPJ tem por finalidade ofertar à comunidade SNJ, CONJUVE e à sociedade em geral o acesso adequado aos dados e informações em juventude reconhecidas como essenciais para as atividades de gestão, pesquisa, extensão e de apoio técnico e administrativo institucional, imprescindível para o exercício pleno da cidadania.

De modo prático, oferece subsídios bibliográficos para qualificar e ampliar a prestação de informações aos usuários na área de políticas públicas de juventude e áreas afins, por meio de ações de coleta, tratamento, alimentação/armazenamento, preservação e cooperação com centros de documentação/bibliotecas na busca e recuperação da literatura pertinente às áreas de ação e pesquisa da SNJ.